A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) participou nesta terça-feira (12) do evento Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que aconteceu no Teatro Rival Petrobras, em Brasília. A palestra faz parte da programação Novembro Negro, e a parlamentar foi convidada para palestrar.
Durante sua fala, Erika Hilton contou que foi na universidade que ela despertou para o ativismo político e então defendeu o vandalismo como uma arma de reivindicação de direitos para grupos como o que ela pertence, já que é uma pessoa trans e negra.
Eu me atentei para política de fato, com este nome, foi na Universidade, no movimento estudantil e, sagitariana que sou, de Iansã, eu queria o quê? Atacar fogo em pneu na rodovia, queria tacar fogo em prédio público porque eu achava que era assim que as coisas se resolveriam. Às vezes resolve – disse ela.
Ao perceber que a fala poderia ser problemática, ela menciona o STF.
– Não estou aqui fazendo nenhum tipo de apologia a nada, sou uma deputada federal eleita. Não me convoque, Supremo Tribunal Federal, para dar nenhum tipo de esclarecimento.
Hilton acredita que grupos marginalizados desenvolvem uma relação de revolta com o “sistema”. Ela também declarou que entende como legítima as manifestações com atos de vandalismo, citando novamente o uso do fogo.
Assista a partir de 11:45
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...