A Polícia Federal (PF) revelou que um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi discutido na residência do general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
FOLHA DE S.PAULO
As investigações indicam que, em dezembro de 2022, uma reunião ocorreu na casa de Braga Netto, onde participaram o general da reserva Mário Fernandes, o tenente-coronel Mauro Cid e os majores Hélio Ferreira Lima e Rafael de Oliveira. Durante esse encontro, foi elaborado um documento intitulado "Planejamento Punhal Verde Amarelo", detalhando ações para impedir a posse do governo eleito, incluindo o assassinato das autoridades mencionadas.
G1
O plano considerava métodos como tiros a curta, média ou longa distância, uso de explosivos e até envenenamento durante eventos públicos oficiais.
Além disso, previa a criação de um "gabinete de crise" liderado pelos generais Augusto Heleno e Braga Netto para gerenciar as consequências das ações planejadas.
G1
Em 19 de novembro de 2024, a PF prendeu cinco pessoas relacionadas ao plano, incluindo o general da reserva Mário Fernandes e quatro militares das forças especiais do Exército. As prisões ocorreram em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...