Documentos expostos pela imprensa revelaram novos detalhes sobre um suposto planejamento de um golpe de Estado envolvendo figuras alinhadas ao então presidente Jair Bolsonaro. O que chama atenção é a decisão do próprio ex-presidente de barrar um avanço crucial para execução do tal plano golpista.
Durante o último mês do mandato de Bolsonaro, os registros revelam que o general Mario Fernandes, à época secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, sugeriu a substituição do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, por alguém com maior probabilidade de se alinhar a tal tentativa de golpe, pois, segundo relatos, Nogueira era contrário a ideia. A proposta, contudo, foi prontamente rejeitada por Bolsonaro.
Confira as declarações do general Mario Fernandes em uma conversa com Marcelo Câmara, então assessor especial de Bolsonaro:
“Cara, eu tô aloprando por aqui. E eu queria que tu reforçasse também, pô. Falei com o [capitão Sérgio Rocha] Cordeiro [assessor de Bolsonaro] ontem, falei com o presidente. Porra, cara, eu tava pensando aqui e sugeri ao presidente que ele considerasse mudar o MD [ministro da Defesa] de novo. Botar de novo o general Braga Netto lá. O general Braga Netto tá indignado, ele daria um apoio mais efetivo. Reestrutura de novo, porra”, relatou Fernandes.
O general também descreveu a resposta de Bolsonaro:
“Ah, não, porra, aí vão alegar que eu tô mudando isso para dar um golpe”. Em seguida, Fernandes continuou o diálogo com Marcelo Câmara: “Porra, negão. Qualquer solução, Caveira [apelido de Marcelo Câmara], tu sabe que não vai acontecer sem quebrar ovos, né? Sem quebrar cristais. Então, meu amigo, é partir para cima. Apoio popular é o que não falta”.
Diante disso, surge o questionamento: se o ex-presidente realmente fazia parte do suposto esquema golpista, por que ele tomaria uma decisão que dificultaria a concretização desse plano?
A troca do ministro da Defesa seria o passo mais óbvio para viabilizar qualquer tipo de intervenção institucional. Ainda assim, Bolsonaro rejeitou essa sugestão. As novas mensagens apontam que, na verdade, a decisão de Bolsonaro foi um dos principais obstáculos para que o plano avançasse.
O indiciamento acaba de ser "enterrado" em cova funda. Informações Jornal da Cidade
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...