Representantes do grupo de oposição venezuelano liderado por María Corina Machado apresentaram atas do processo eleitoral de 2024 que, segundo eles, comprovam a vitória do candidato Edmundo González (Plataforma Unitária Democrática) sobre o presidente Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela).
As atas, que correspondem a 85% das urnas apuradas, indicam que González obteve 67% dos votos válidos, enquanto Maduro teria ficado com 30%. O documento foi apresentado ao Congresso, onde estava acompanhado de senadores da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Essas atas são o que vocês chamam no Brasil de boletim de urna. Tivemos acesso a 85% dos documentos legais e originais”, disse Gustavo Silva, membro da oposição.
González, que vive exilado na Espanha desde setembro, afirmou que assumirá a Presidência da Venezuela no dia 10 de janeiro, data marcada para a posse presidencial. Ele foi preso pelo regime de Maduro em 2 de setembro, acusado de desobedecer três intimações do Ministério Público para esclarecer a divulgação das atas.
A vitória de Maduro nas eleições de 28 de julho de 2024, confirmada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado pelo regime, é contestada pela oposição e também pela comunidade internacional. O CNE anunciou a reeleição de Maduro com 51,95% dos votos (6.408.844), contra 43,18% (5.326.104) de González. O nível de participação foi de 59,97%, sendo o voto não obrigatório e sem 2º turno no país.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...