Nesta segunda, Gerardo Werthein tomou posse como chanceler da Argentina e solicitou a demissão de todos os secretários que faziam parte da administração de Diana Mondino
O presidente da Argentina, Javier Milei, empossou Gerardo Werthein como o novo ministro das Relações Exteriores nesta segunda-feira (4). Conforme esperado pela imprensa local, Werthein solicitou a demissão de todos os secretários e subsecretários que faziam parte da administração anterior, chefiada pela ex-ministra Diana Mondino.
A ação tomada pelo recém-nomeado ministro das Relações Exteriores se encontra em um contexto de insatisfação de Milei com o Ministério e seus integrantes. Na semana anterior, o líder da Argentina optou por destituir Mondino depois de ela ter se posicionado a favor da suspensão do embargo dos Estados Unidos a Cuba na Assembleia Geral da ONU.
Segundo o jornal argentino Clarín, Werthein pediu o desligamento de diversos altos cargos do departamento, incluindo Eduardo Bustamante, o segundo em comando da chancelaria, que foi nomeado por Mondino apenas duas semanas atrás. Além dele, outros que deixaram suas posições incluem Marcelo Cima, secretário de Comércio Internacional; Paola Di Chiaro, secretária do setor para debates sobre as Malvinas; e Ernesto Gaspari, secretário de Coordenação e Planejamento da Chancelaria.
O pedido de desligamento também foi direcionado aos subsecretários Mariano Vergara (Assuntos Latino-americanos), Marcia Levaggi (Política Exterior), Gabriel Martínez (Negociações Econômicas Internacionais) e Ramiro Velloso (Promoção de Exportações).
De acordo com o Clarín, Werthein está se esforçando para “apaziguar” a atmosfera no ministério, após Milei rotular os funcionários do departamento como “traidores da pátria”, por causa de sua posição na ONU. Além das demissões, o Clarín mencionou que o novo ministro das Relações Exteriores também irá considerar o fechamento de algumas representações argentinas em países com atividade diplomática limitada.
Essa opção é parte de uma reestruturação mais ampla do Ministério das Relações Exteriores.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...