A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta sexta-feira (25) 19 mandados de busca e apreensão em operação contra um grupo criminoso suspeito de desviar recursos da cota parlamentar, recurso financeiro mensal que deputados e senadores usam para custear despesas relacionadas ao exercício do mandato, como transporte e aluguel de escritórios.
A ação da PF, denominada Operação Discalculia, investiga a destinação de verbas a uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Informações preliminares, divulgadas pela GloboNews e pela Folha de S. Paulo, indicam que o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) é um dos alvos da operação. Segundo o site g1, o celular do parlamentar foi apreendido.
As investigações da PF apontam que o grupo criminoso visava direcionar verbas parlamentares em benefício dessa OSCIP.
A PF ainda apreendeu R$ 72 mil em espécie na casa de um assessor do deputado federal. A corporação realiza nesta sexta buscas em endereços do deputado, que é alvo da operação. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos em Brasília e nas cidades goianas de Goiânia, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás e Aparecida de Goiânia.
Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio.
O nome “Discalculia” faz referência ao transtorno de aprendizagem relacionado a números, uma vez que foi identificada a falsificação da data na Ata de Assembleia da OSCIP, que foi retroativa ao ano de 2003. Entretanto, o quadro social da entidade à época teria sido composto por crianças de 1 a 9 anos. Informações Gazeta Brasil
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado