Ontem, as contas correntes e valores de X foram desbloqueados, e, de acordo com fontes próximas à rede social, a empresa aguarda a chegada dos fundos ao Brasil para pagar as multas impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O X tem três multas pendentes que, somadas, totalizam R$ 28,3 milhões.
Após quitar a dívida, a rede de Elon Musk terá cumprido os três requisitos estabelecidos pelo ministro Alexandre de Moraes para autorizar o retorno da plataforma à internet. O primeiro requisito era a remoção de perfis que divulgavam conteúdo criminoso. O segundo exigia a nomeação de um representante no Brasil.
Assim que o pagamento da dívida for comprovado perante o STF, o X poderá ser reativado. Moraes deve suspender o bloqueio assim que a comunicação oficial for feita.
O ministro também bloqueou recursos da empresa Starlink, que não está envolvida no caso, e determinou que cerca de R$ 11 milhões do valor bloqueado fossem transferidos para uma conta da União como garantia de pagamento da multa do X, o que foi realizado.
Com a confirmação do pagamento total da multa pelo X, o dinheiro deverá ser devolvido à Starlink, empresa também co-fundada por Elon Musk, cujos bens foram bloqueados após Moraes não encontrar valores suficientes nas contas do X.
Na última terça-feira (1º), o X informou ao STF que pagaria integralmente as multas pendentes para poder voltar a operar no Brasil. Moraes, então, reiterou a ordem para que o Banco Central do Brasil e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) liberassem os valores retidos em nome da rede social.
O ministro suspendeu o funcionamento do X no Brasil em 30 de agosto porque a plataforma se recusou a cumprir ordens de retirada do ar que considerava ilegais.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado