Membros do Partido Republicano dos Estados Unidos, liderados pelo deputado Chris Smith, de Nova Jersey, apresentaram nesta terça-feira (1º) um projeto de lei que visa interromper o financiamento de organizações não governamentais (ONGs) que apoiam a censura no Brasil.
O projeto, denominado “Lei de Proibição de Financiamento ou Aplicação da Censura no Exterior” (HR 9850), surge em resposta ao crescente avanço de instituições sobre a liberdade de expressão no Brasil, especialmente após as ações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que resultaram em restrições significativas em plataformas de redes sociais, como o bloqueio do X.
No anúncio do projeto de lei, Chris Smith, que preside o Subcomitê de Direitos Humanos Globais da Câmara dos Deputados dos EUA, fez críticas ao governo de Joe Biden e sua vice, Kamala Harris, afirmando que ambos têm utilizado programas de assistência externa para promover a censura no Brasil.
“A administração Biden-Harris instrumentalizou os programas de assistência externa dos EUA e outros meios para promover a censura no Brasil e reprimir a liberdade de expressão que seria protegida sob nossa Constituição dos EUA aqui em casa”, disse Smith.
“A liberdade de expressão é fundamental para a democracia”, afirmou Smith. “É inconcebível que os Estados Unidos estejam usando dólares dos contribuintes para promover esse tipo de censura, que contraria completamente toda a nossa tradição constitucional americana”, criticou.
O projeto de lei, que também foi assinado pelos deputados republicanos Jim Jordan e Maria Salazar, propõe cortar a assistência financeira dos Estados Unidos a qualquer entidade que promova a censura e proíbe a cooperação entre agências de aplicação da lei dos EUA e governos estrangeiros que buscam silenciar discursos políticos que seriam protegidos se proferidos em solo americano. Jordan, por sua vez, expressou a urgência da medida ao afirmar: “Este projeto é crítico para impedir que censores de governos estrangeiros utilizem o Departamento de Justiça ou o FBI para silenciar visões desfavorecidas.”
O projeto inclui várias disposições significativas. Ele impede a colaboração da Justiça dos EUA com países que tentam promover a censura online. Além disso, estabelece que os EUA não devem facilitar as diretrizes de censura do governo brasileiro que afetam empresas de internet com sede nos Estados Unidos, como o X.
Conforme informações, se aprovada pelo Congresso americano, a lei restringirá cooperação financeira e judicial entre órgãos norte-americanos e instituições do Brasil.
“Os Estados Unidos devem defender Elon Musk dos ataques de Alexandre de Moraes e outras forças do socialismo no Brasil”, disse a deputada Salazar. “Os Estados Unidos precisam defender os princípios de sua Constituição e apoiar seus cidadãos sempre que enfrentam censura no exterior”, lembrou.
Informações Gazeta do Povo
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado