A decisão da deputada Caroline de Toni (PL-SC), presidente da CCJ, de pautar o projeto de anistia para os presos do 8 de Janeiro, representa um passo importante para deputados que defendem a revisão das punições aplicadas aos envolvidos nos atos de janeiro. A proposta, com relatoria de Rodrigo Valadares (União-SE), busca garantir que as punições sejam proporcionais às condutas individuais, respeitando princípios constitucionais como a dignidade humana e a individualização das penas.
Para os defensores do projeto, a anistia deve abranger não apenas os manifestantes diretos, mas também aqueles que apoiaram as manifestações por diversos meios, incluindo apoio logístico, financeiro e publicações em redes sociais. Essa abordagem, vista como ampla, poderia, segundo analistas, beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e parlamentares investigados, pois englobaria todos os tipos de envolvimento, direta ou indiretamente relacionados aos eventos.
Os críticos, porém, consideram a proposta demasiadamente abrangente, argumentando que ela poderia dificultar a responsabilização de figuras-chave que teriam contribuído para a eclosão dos atos.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado