O Partido Liberal (PL) está atuando para impedir que Jair Bolsonaro se envolva diretamente na campanha de Cristina Graeml (PMB) à prefeitura de Curitiba, mesmo com o ex-presidente demonstrando simpatia por sua candidatura. A disputa de segundo turno entre Graeml e Eduardo Pimentel (PSD) trouxe à tona a necessidade de alianças estratégicas dentro do partido, e o PL quer evitar confrontos com o PSD, que tem sido um aliado em nível regional e nacional.
Rogério Marinho, senador pelo PL e secretário-geral do partido, foi o responsável por tentar convencer Bolsonaro a não ir a Curitiba apoiar Graeml. Um dos argumentos utilizados foi o fato de o governador Ratinho Júnior (PSD), que apoia Pimentel, ter sido um importante aliado durante a gestão Bolsonaro. A manutenção dessa aliança pode ser crucial para o futuro político do PL, que não quer romper com parceiros estratégicos antes das eleições de 2026.
Apesar disso, Bolsonaro tem mostrado resistência ao candidato do PSD, especialmente por seu descontentamento com o prefeito Rafael Greca e a condução da pandemia de Covid-19. Além disso, o ex-presidente já declarou que não vê o PL se coligando com o PSD no futuro, o que alimenta sua inclinação por apoiar Graeml.
Cristina Graeml surpreendeu ao chegar ao segundo turno, muito em parte graças à sinalização de Bolsonaro a seu favor.
O ex-presidente já gravou vídeos demonstrando apoio à jornalista, o que elevou sua popularidade na reta final do primeiro turno. Agora, o PL busca equilibrar esse apoio para não criar atritos desnecessários com aliados políticos.
A tensão entre apoiar Graeml ou manter uma aliança estratégica com o PSD ilustra um dilema que o PL enfrenta. De um lado, Bolsonaro mantém sua influência entre os eleitores de direita; do outro, o partido precisa manter alianças que possam garantir força nas próximas eleições nacionais.
O cenário é delicado, pois Pimentel e Graeml estão tecnicamente empatados nas pesquisas, e o apoio de Bolsonaro poderia ser decisivo para a vitória de um dos lados.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado