A mais recente pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2/10), indica que a aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 51%, enquanto 45% dos entrevistados desaprovam a gestão. Outros 4% não souberam ou não responderam. No levantamento anterior, realizado em julho, a aprovação era de 54%, e a rejeição, 43%.
A pesquisa ouviu 2 mil brasileiros entre os dias 25 e 29 de setembro, com uma margem de erro de dois pontos percentuais, e foi encomendada pela Genial Investimentos. A queda na aprovação foi mais significativa entre eleitores de 35 a 69 anos (56% para 51%), pessoas com 60 anos ou mais (59% para 49%), eleitores com nível superior (46% para 37%) e aqueles que ganham até 2 salários mínimos (69% para 62%).
Em relação à comparação com o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), 38% dos entrevistados acreditam que a gestão de Lula está melhor, contra 51% que pensavam assim em julho. Já 33% consideram que o governo atual é pior, e 22% afirmam que ambos são iguais.
Na avaliação geral, 32% consideram a administração de Lula positiva, 33% a avaliam como regular, e 21% a veem de forma negativa. Percepção da economia A pesquisa também analisou a opinião dos brasileiros sobre a economia. Para 41%, a situação econômica do país piorou, enquanto 33% acreditam que melhorou e 22% acham que se manteve igual.
A percepção sobre o poder de compra também piorou: 61% dos entrevistados afirmam que seu poder aquisitivo é menor que há um ano, em comparação com 37% em abril de 2023. Já 19% consideram que o poder de compra se manteve igual, e 18% dizem que aumentou.
O pessimismo em relação ao futuro da economia também cresceu. Agora, 36% dos entrevistados acreditam que a economia vai piorar nos próximos 12 meses, contra 27% na pesquisa anterior. Por outro lado, 45% acham que vai melhorar, ante 52% em julho, enquanto 18% acreditam que permanecerá igual.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado