Desde o começo do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quantidade de pessoas vivendo em situação de rua no Brasil triplicou em comparação ao governo anterior. Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o número de famílias vivendo nas ruas passou de 194,3 mil para 291,4 mil, representando um acréscimo de 97,1 mil famílias.
Estes dados são fornecidos pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Em apenas 15 meses de gestão, o número de famílias em situação de rua superou o crescimento registrado durante todo o governo de Jair Bolsonaro (PL) (2019-2022). Durante o governo Bolsonaro, o Cadastro Único registrou um aumento de 77,5 mil famílias em situação de rua. Na administração de Bolsonaro, a média mensal de novas famílias vivendo nas ruas era de 1.660. Sob o comando de Lula, essa média subiu para 5.264 até julho de 2024.
O maior aumento ocorreu em dezembro de 2023, quando 10 mil novas famílias foram adicionadas à população de rua. Outros meses com aumentos significativos foram setembro de 2023, com 8,8 mil novas famílias, e novembro do mesmo ano, com 8,5 mil. Em 2024, abril registrou o maior número, com 7.356 novas famílias.
A análise dos dados leva em conta o número de famílias, pois o Sagicad só fornece essa informação mensalmente. Contudo, segundo o governo, 92% das famílias registradas como em situação de rua são formadas por apenas uma pessoa. As informações são da Gazeta do Povo.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania não se manifestaram sobre as possíveis causas para o aumento no número de pessoas em situação de rua no Brasil.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado