Parlamentares do Partido Republicano nos Estados Unidos apresentaram nesta semana um projeto de lei que visa limitar a cooperação financeira e judicial entre órgãos norte-americanos e brasileiros.
A iniciativa foi impulsionada principalmente pela recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear a rede social X no Brasil.
A proposta dos congressistas americanos impede os Estados Unidos de atenderem solicitações de "entidades estrangeiras" para cooperação em ações judiciais quando o procurador-geral dos EUA determinar que a medida pode causar, facilitar ou promover a censura ao direito à liberdade de expressão garantido pela 1ª Emenda da Constituição americana.
A iniciativa, liderada pelo deputado republicano Chris Smith, também se aplicará a pedidos que envolvam plataformas digitais sediadas nos EUA, como é o caso do X. Segundo Smith, o governo democrata de Joe Biden e Kamala Harris apoiou a "censura no Brasil".
— A Administração Biden-Harris transformou programas de assistência estrangeira dos EUA em ferramentas e outros meios para promover a censura no Brasil e suprimir a liberdade de expressão que seria protegida pela nossa Constituição dos EUA aqui — afirmou Smith.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado