O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou nesta quinta-feira um projeto de lei que estabelece a criação da Alada, uma nova empresa pública focada em produtos aeroespaciais, apelidada internamente pelo governo como "Embraer do espaço". A Embraer, originalmente uma empresa estatal, foi privatizada nos anos 1990.
A nova empresa estatal tem como missão a exploração econômica da infraestrutura e navegação aeroespaciais, além de atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos nesse setor.
A Alada está sendo estruturada dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica, localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde também teve origem a Embraer.
A Alada será uma subsidiária da NAV Brasil, uma empresa estatal criada durante o governo de Jair Bolsonaro, que é responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro, uma função anteriormente atribuída à Infraero. A estatal proposta no projeto de lei assinado por Lula também assumirá a responsabilidade pela execução de projetos e atividades de suporte ao controle do espaço aéreo. O projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional.
A divulgação foi feita pelo Palácio do Planalto, que não especificou os custos previstos para a nova empresa.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado