O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acusou o presidente Lula (PT) de mentir descaradamente sobre a fome no Brasil, durante o encontro do petista com o magnata da Microsoft, Bill Gates, na semana passada. No vídeo divulgado hoje (30) pelo parlamentar mineiro, Lula diz ter “acabado com a fome”, em 2014, e ter retirado 24,5 milhões de brasileiros da fome, em apenas 8 meses de seu governo, em 2023.
Ao prometer para Bill Gates que acabaria com a fome até 2026, Lula citou que assumiu seu terceiro mandato com 33 milhões de brasileiros com fome, em 2023. Os dados foram do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado em junho de 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pessan).
“Nós conseguimos acabar com a fome em 2014, e depois que eu voltei à presidência, agora em 2023, nós encontramos 33 milhões de pessoas com fome outra vez.
Já tiramos 24,5 milhões de pessoas [da fome]. E, até 2026, eu quero outra vez apresentar ao mundo o Brasil sem fome”, declarou Lula.
A Rede Pessan coletou informações entre novembro de 2021 e abril de 2022, para concluir que mais de 33,1 milhões de brasileiros tinham insegurança alimentar grave, fome, naquele período da pandemia de covid-19, no governo de Jair Bolsonaro (PL). Além da condição de fome, outros 65,5 milhões tinha insegurança alimentar moderada ou severa, e 125,2 milhões de brasileiros tinham algum nível de insegurança alimentar.
Dados conflitantes
No vídeo, Lula cita que o Brasil saiu do chamado “Mapa da Fome”, durante seu segundo mandato, em 2014, conforme dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que reincluiu o país neste mapa, em 2019.
Os dados são controversos e variam de acordo com a metodologia de cada pesquisa. Para a FAO, por exemplo, a insegurança alimentar grave, fome de fato atingia 9,9% da população, 21,1 milhões de brasileiros, de 2020 a 2022. Enquanto que de 2021 a 2023, afetou 6,6% dos brasileiros, 14,3 milhões.
Já para a pesquisa divulgada pelo FGV Social, divulgada em 2022 com base em dados do instituto Gallup World Poll, a insegurança alimentar atingiu 36% da população brasileira, cerca de 77 milhões de pessoas, em 2021.
No evento em Nova York com o chefão da Microsoft, há uma semana, Lula recebeu um prêmio pelas políticas de combate à fome e à pobreza executadas durante seus três mandatos na Presidência da República. A iniciativa foi da Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates, nos Estados Unidos.
Veja o vídeo de Lula publicado por Nikolas Ferreira:
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado