Sejamos muito francos: alguém em sã consciência, dentro e fora do PT – tirando talvez os militantes mais iludidos –, esperava de verdade que o partido do presidente Lula alcançasse um resultado expressivo desta vez nas eleições para prefeito do Espírito Santo? Mas talvez nem o militante mais pessimista esperasse a repetição de um resultado tão ruim…
Assim como nas duas últimas eleições municipais (2016 e 2020), o Partido dos Trabalhadores amragou resultados pífios na disputa pelas prefeituras das cidades capixabas.
A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, lançou 24 candidatos a prefeito no Espírito Santo, incluindo as quatro maiores cidades do Estado (as quatro da Grande Vitória que, tecnicamente, podem ter 2º turno). Tal como em 2020, o PT não elegeu nem sequer um prefeito, em nenhuma das 78 cidades capixabas. O PV e o PCdoB também não.
A Federação Brasil da Esperança não conseguiu nem mesmo levar o deputado estadual e ex-prefeito João Coser (PT) para o 2º turno em Vitória. Coser só teve 15,6% dos votos válidos na Capital.
Em Vila Velha, Serra e Cariacica, os candidatos do PT (respectivamente, Babá, Roberto Carlos e Célia Tavares) foram muito mal votados. Nenhum deles chegou a 10% dos votos válidos.
O PT, é verdade, voltou ao governo central e deu sinais de recuperação no Estado nas últimas eleições parlamentares. Mas é inegável que, nos últimos anos, o Espírito Santo tem se consolidado como um colégio eleitoral muito conservador e mais inclinado a votar em candidatos do centro para a direita.
O antipetismo “pegou” por aqui.
Nas últimas duas eleições presidenciais, Bolsonaro venceu – e bem – no Espírito Santo. Na eleição municipal de 2016, o PT só elegeu um prefeito em terras capixabas (o de Barra de São Francisco). Na de 2020, não fez nem um sequer, num universo de 78 municípios. Agora, o fiasco se repete, mesmo com a recuperação política do partido, no plano nacional, desde a disputa presidencial de 2022.
Em entrevista concedida à coluna em maio, a presidente estadual do PT, Jack Rocha, evitou fixar uma meta de prefeitos eleitos e preferiu enfatizar a eleição de vereadores, tratando-a como prioridade.
De fato – aí, sim, pelo voto de legenda e muito mais ideológico –, o número de vereadores do PT no Espírito Santo certamente cresceu bem, o que aliás não será muito difícil, já que o ponto de partida também é muito baixo: hoje, o PT tem pálidos 13 vereadores nos 78 municípios capixabas. Na Grande Vitória, são só duas: Karla Coser (Vitória) e Elcimara Loureiro (Serra).
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado