Um relatório sigiloso do Tribunal de Contas da União (TCU) revela que o Exército Brasileiro descumpriu uma ordem de 2017 para implementar um sistema de fiscalização de armas de fogo e munições no país. Apesar do prazo de sete anos para a criação desse sistema, o projeto sequer foi iniciado.
Esse descumprimento está sendo tratado com seriedade, especialmente pela área técnica do TCU, que sugere uma audiência com cinco generais que lideraram o Comando Logístico do Exército entre 2018 e 2024. Esses generais, que incluem Carlos Alberto Neiva Barcellos, Laerte de Souza Santos, Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Eduardo Antonio Fernandes e Flávio Marcus Lancia Barbosa, poderão ser responsabilizados individualmente.
A audiência proposta busca ouvir os militares antes da aplicação de punições, dando-lhes a oportunidade de se manifestarem sobre o descumprimento da ordem.
O TCU considera grave o fato de que, mesmo após tantos anos, a decisão judicial não tenha sido cumprida, o que pode comprometer a fiscalização de armas no Brasil. A questão será analisada na sessão desta quarta-feira (9), com o ministro Marcos Bemquerer sendo o relator do caso.
Esse episódio levanta questões sobre a responsabilidade das Forças Armadas no cumprimento das ordens de órgãos fiscalizadores e sobre a importância de um sistema eficaz de controle de armas no Brasil, especialmente num momento de crescente violência no país.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado