O jornalista Evaristo Costa viralizou nesta semana ao compartilhar que se sentia “definhando” por ter perdido 22 quilos em três semanas. Em média, ele está perdendo meio quilo por dia, em decorrência da Doença de Crohn.
– Me sinto definhando, é como eu explico ao médico. Todos os dias, eu me sinto definhando – explicou, em participação do PodCringe.
O diagnóstico veio em 2021, mas segundo o apresentador, as crises têm se agravado, com até 40 idas ao banheiro. A Doença de Chron não tem cura, sendo os tratamentos direcionados apenas para os sintomas. – É uma doença que é possível você colocá-la em remissão. Não recebi nenhum diagnóstico de uma doença terminal. Posso colocá-la em remissão e posso viver normalmente, mas ainda não aprendi a lidar com ela. Ainda não encontramos o remédio certo para estabilizá-la – disse o jornalista de 48 anos.
Doença de Chron, que é uma das enfermidades que afetam o intestino. É uma síndrome inflamatória do trato gastrointestinal. De natureza autoimune, ela acarreta lesões no intestino. Os sintoma costumam ser dor abdominal, cólicas, diarreia, perda de peso, perda de apetite, cansaço, e sangramento retal.
Para o diagnóstico, o médico, geralmente um gastroenterologista ou proctologista, solicita endoscopia, colonoscopia, enteroscopia, raio-X, ultrassonografia, ressonância magnética e exame de sangue.
As principais causas são: predisposição genética; alterações no sistema imunológico; tabagismo e consumo de alimentos ultraprocessados.
Em relação à alimentação, é recomendado evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, ultraprocessados, bebidas gaseificadas, alimentos e bebidas com cafeína, cascas de vegetais e frutas.
Quando as outras formas de tratamento não melhoram os sintomas, pode ser realizada a cirurgia. A falta de um tratamento adequado pode provocar a evolução para um câncer de cólon e reto. Informações Pleno News
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado