O cenário político em Fortaleza apresenta uma disputa acirrada para o segundo turno das eleições municipais entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Conforme a mais recente pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas, André Fernandes desponta com uma ligeira vantagem sobre seu oponente, marcando 48,1% das intenções de voto. Em contrapartida, Evandro Leitão conta com 43% de apoio do eleitorado.
No primeiro turno, André Fernandes obteve 562.305 votos, o que representa 40,20% dos votos válidos. Evandro Leitão, que assegurou sua vaga no segundo turno, recebeu 480.174 votos, correspondendo a 34,33%. Esses números já indicavam uma polarização na preferência dos eleitores de Fortaleza, com uma clara divisão de apoio entre os dois candidatos.
A pesquisa revela, ainda, um dado crucial sobre o potencial de rejeição e de votos certos de ambos os candidatos.
André Fernandes é visto como o candidato certo para 40,5% dos eleitores, enquanto Evandro Leitão é a escolha segura para 32,1%. Além disso, 46,3% dos entrevistados declaram que não votariam em Evandro Leitão sob nenhuma hipótese, taxa superior aos 37,6% que rejeitam André Fernandes.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são previamente apresentados, André Fernandes mantém a dianteira com 35,6% das intenções de voto, contra 30% de Evandro Leitão.
Esse resultado confirma a liderança do candidato do PL também nesse tipo de levantamento.
Para elaborar o presente levantamento, a Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores entre os dias 7 e 10 de outubro. Com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais, a pesquisa apresenta um nível de confiança de 95%. Além disso, ela está oficialmente registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE02898/2024.
A medida que a disputa se aproxima da sua fase decisiva, a expectativa é de que altercações de campanha e debates possam influenciar ainda mais as eleições na capital cearense.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado