Enquanto aguarda o desbloqueio de suas atividades no Brasil, a rede social X, de Elon Musk, enviou um aceno ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando “reconhecer e respeitar a soberania” dos países onde opera. Em uma postagem na quinta-feira (26), a conta da plataforma para Assuntos Governamentais Globais prometeu continuar defendendo a liberdade de expressão “dentro dos limites da lei” e por meio de “devido processo legal”.
A declaração é como uma bandeira branca erguida em meio a uma disputa, um gesto de paz enquanto a plataforma busca o retorno de suas operações no país. “O X está dedicado a proteger a liberdade de expressão dentro dos limites da lei e reconhecemos e respeitamos a soberania dos países em que operamos. Acreditamos que o acesso ao X pela população brasileira é essencial para uma democracia dinâmica, e continuaremos defendendo a liberdade de expressão por meio do devido processo legal”, afirmou a rede.
Essa publicação ocorreu após os advogados da plataforma informarem a Moraes que todas as exigências impostas para o desbloqueio no Brasil foram cumpridas, incluindo o bloqueio de nove perfis investigados pelo STF, o pagamento de multas e a nomeação de Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal no país.
O bloqueio, que pode ser comparado a uma “porta trancada”, foi imposto em 30 de agosto, depois que o X fechou seu escritório no Brasil, criando uma situação delicada em que seus representantes estavam sob o risco de sanções.
O ministro chegou a bloquear contas da Starlink, outra empresa de Musk, para garantir o pagamento de multas no valor de R$ 18 milhões pelo não cumprimento das ordens anteriores.
Recentemente, o acesso à rede foi restabelecido temporariamente devido a mudanças nos servidores. No entanto, tanto Moraes quanto a Anatel enxergaram o retorno como uma possível provocação, algo comparado a “testar as águas” enquanto as regras ainda não foram completamente seguidas. Agora, cabe a Moraes decidir se a plataforma fez o suficiente para desbloquear suas operações no Brasil.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado