Um artigo divulgado pelo The Wall Street Journal neste domingo (8) aborda a contenda entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STF). Escrito por Maria Anastasia O’Grady, o texto intitula que o proprietário da rede social X "luta pela liberdade de expressão no Brasil" e que a proibição imposta por Moraes ao microblog busca "silenciar influenciadores que desafiam a versão oficial da verdade do Estado".
O’Grady argumenta que, se a liberdade de expressão é um indicativo de uma democracia liberal moderna, o Brasil enfrenta sérios problemas. Segundo a jornalista, a repressão à manifestação de opiniões e a negação do devido processo para aqueles que contestam a narrativa oficial do estado remontam ao ano de 2020. Ela acrescenta que a situação vem se agravando com o passar do tempo.
A colunista, que escreve para a seção The Américas do jornal, comenta sobre o ministro Alexandre de Moraes, mencionando que ele está envolvido profundamente na política por mais de quatro anos. O’Grady sugere que a atuação do ministro extrapola suas funções judiciais, impactando diretamente o cenário político brasileiro.
A jornalista também menciona a anulação dos processos da Lava Jato, criticando as decisões tomadas por Moraes durante a campanha eleitoral de 2022, período em que ele presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Essas ações, segundo ela, tiveram implicações significativas na percepção pública sobre a justiça e a política no Brasil.
Referindo-se aos eventos de 8 de janeiro, O’Grady afirma que o caso de vandalismo foi utilizado pelo ministro para "justificar excessos processuais". Ela exemplifica esses "excessos" com a manutenção de arquivos investigativos secretos sobre críticos declarados do Estado, insinuando que tais ações são uma forma de silenciamento e controle.
Por fim, a escritora explica aos leitores de um dos maiores jornais do mundo que todas essas razões contribuíram para a perda de confiança do brasileiro nas instituições. Ela enfatiza que essa "repressão cada vez mais intensa" está deteriorando ainda mais a situação, agravando a crise de confiança e liberdade de expressão no país.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado