O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela emitiu nesta segunda-feira (23 de setembro de 2024) um mandado de prisão contra Javier Milei, presidente da Argentina e líder do partido La Libertad Avanza. A decisão foi comunicada pelo ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, e acusa Milei de crimes como roubo agravado e privação de liberdade. Caracas alega que o presidente argentino tem envolvimento em diversos delitos.
Além de Javier Milei, sua irmã Karina Milei, que atua como secretária-geral da Presidência, e Patricia Bullrich, ministra da Segurança Nacional, também foram incluídas no mandado. Os crimes listados incluem roubo agravado, legitimação de capital, simulação de atos puníveis, privação ilegítima de liberdade, interferência na segurança da aviação civil e desativação de aeronaves.
Essa ação é uma retaliação à apreensão de um Boeing 747 da Emtrasur pela Argentina, que foi posteriormente transferido para os Estados Unidos. O Departamento de Justiça dos EUA argumenta que o avião foi comprado da Mahan Air, uma companhia iraniana sancionada por Washington, o que configuraria uma violação das leis norte-americanas.
Na quarta-feira anterior (18 de setembro), o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, já havia solicitado a prisão das autoridades argentinas. A situação entre os países se agravou quando Milei se recusou a reconhecer a reeleição de Nicolas Maduro, presidente da Venezuela e membro do Partido Socialista Unido.
Em resposta, Maduro ordenou a expulsão do corpo diplomático argentino. Diplomatas e funcionários das embaixadas e consulados da Argentina foram obrigados a deixar o território venezuelano, aumentando ainda mais a tensão entre as duas nações.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado