Neste 7 de setembro de 2024, Dia da Independência do Brasil, os olhares de todo o país estão voltados para a Avenida Paulista, onde está ocorrendo uma grande manifestação que promete entrar para a história. A presença de figuras de peso como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o pastor evangélico Silas Malafaia reforça o caráter político e religioso do evento, que atraiu milhares de apoiadores. O objetivo principal da mobilização é pressionar o Congresso Nacional, mais especificamente o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que seja dado andamento ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A concentração na Avenida Paulista teve início nas primeiras horas da manhã, com manifestantes vindo de diversas partes do Brasil, portando faixas, bandeiras e cartazes com dizeres contra Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal. De acordo com os organizadores, a expectativa era reunir centenas de milhares de pessoas, em uma demonstração de força e insatisfação popular com o atual cenário político e judicial do país. "Nós queremos um Brasil livre, e o primeiro passo é tirar do poder aqueles que agem contra a nossa Constituição", afirmou um dos manifestantes.
Entre as principais reivindicações dos presentes está o pedido de impeachment de Moraes, que se tornou alvo de críticas acirradas por suas decisões no âmbito das investigações contra grupos ligados ao ex-presidente Bolsonaro, além de sua atuação no combate à desinformação e à disseminação de fake news. Para muitos dos presentes, Moraes simboliza uma "ameaça" à liberdade de expressão e à democracia, o que justifica o tom exaltado da manifestação.
Uma das grandes surpresas reveladas ao longo da manifestação foi a presença de bonecos gigantes de Alexandre de Moraes e Rodrigo Pacheco, figuras centrais no foco dos protestos. Os bonecos, com feições caricaturadas, foram levados em carros de som, acompanhados por vaias e palavras de ordem dos manifestantes. A escolha de representar ambos de maneira exagerada serviu para reforçar o clima de desaprovação, principalmente em relação à condução de processos no Senado, que, segundo os organizadores, estaria “barrando” os pedidos de impeachment de Moraes.
O uso de bonecos gigantes já se tornou uma tradição em manifestações políticas no Brasil, sendo uma forma de satirizar e criticar publicamente figuras de destaque. Neste 7 de setembro, a presença dessas figuras de grande escala simbolizou, para os manifestantes, o peso das instituições que, segundo eles, estariam agindo contra a vontade popular. "É um absurdo que Rodrigo Pacheco continue a engavetar esses pedidos. O povo não aguenta mais", disse um dos líderes do movimento durante discurso no carro de som.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado