Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro estão planejando pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que ele inicie o processo de cassação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo uma reportagem do jornal *O Globo*, a estratégia inclui a convocação de um protesto em Belo Horizonte, ainda neste mês, como forma de pressionar Pacheco em seu próprio reduto eleitoral.
A manifestação está sendo organizada porque Pacheco já indicou que não pretende avançar com pedidos de impeachment contra ministros do STF durante sua gestão. A oposição bolsonarista, por sua vez, planeja apresentar nesta segunda-feira (9) mais um pedido de impeachment contra Moraes, que já é o ministro com o maior número de pedidos de impedimento protocolados no Senado.
De acordo com aliados de Bolsonaro, o protesto em Belo Horizonte está previsto para o dia 21 deste mês.
A data foi escolhida para permitir que os primeiros desdobramentos políticos da manifestação pelo impeachment de Moraes, realizada no último sábado, possam se desenrolar.
Rodrigo Pacheco é considerado um possível candidato à sucessão do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em 2026, com o apoio de Lula. Seu mandato como senador termina em 2027, e ele não poderá disputar a reeleição como presidente do Senado em fevereiro, quando deverá apoiar Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para o comando da Casa.
A escolha de Belo Horizonte para o protesto não é acidental. Pesquisas indicam que a maior rejeição do eleitorado mineiro a Pacheco está relacionada à sua postura em relação ao Supremo Tribunal Federal, considerada intransigente por eleitores críticos à atuação da Corte. O objetivo dos aliados de Bolsonaro é explorar essa vulnerabilidade para pressionar Pacheco a mudar sua posição.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado