O partido de direita nacionalista FPÖ (Partido da Liberdade da Áustria) venceu neste domingo (29) pela primeira vez as eleições parlamentares na Áustria, conseguindo 29,2% dos votos, segundo as resultados preliminares, ficando à frente do conservador ÖVP (Partido Popular Austríaco), que obteve 26,5%.
O partido FPÖ cresceu 13 pontos percentuais em relação aos resultados de 2019, com sua mensagem crítica à imigração e medidas tomadas pelo atual governo, composto por conservadores e ambientalistas, para controlar a pandemia de Covid-19. Por sua vez, o Partido Popular Austríaco (ÖVP), líder do Executivo em fim de mandato, perdeu 11 pontos desde as últimas eleições. O partido social-democrata SPÖ é a terceira força do Parlamento austríaco, com 21% dos votos (0,4% abaixo de seus últimos resultados).
Também entram no Parlamento os liberais do Neos e os Verdes, que têm sido o parceiro minoritário do Partido Popular no governo, e que perderam mais de cinco pontos desde as últimas eleições. O FPÖ, partido aliado de outros grupos nacionalistas na Europa, como os Irmãos da Itália ou o húngaro Fidesz, alcançou assim seu melhor resultado eleitoral, superando inclusive o do seu líder histórico Jörg Haider em 1999.
Naquela ocasião, apesar de ser a segunda força mais votada, o partido entregou a liderança do governo ao ÖVP, que ficou em terceiro lugar.
Desta vez, no entanto, o partido já antecipou durante a campanha que, se vencer as eleições, exigirá que lhe seja confiada a incumbência de formar um Executivo.
Líder do FPO, o ex-ministro Interior Herbert Kickl pretende se tornar chanceler, mas precisará formar uma coalizão de governo para isso.
*Com informações da EFE
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado