Neste domingo (29), o papa Francisco afirmou que “a defesa deve ser sempre proporcional ao ataque” e que quando “é tão desproporcional é imoral”. Ele deu declarações ao ser questionado sobre os bombardeios de Israel contra o Líbano, na coletiva de imprensa realizada no avião no qual regressava da sua viagem à Bélgica.
– Não entendi como as coisas aconteceram, mas a defesa sempre tem que ser proporcional ao ataque e, quando há algo desproporcional, se vê uma tendência dominante que vai além da moralidade – disse Francisco sobre os ataques israelenses no Líbano.
E acrescentou:
– Um país que faz estas coisas pela força, e estou falando de qualquer país, é imoral de forma superlativa.
Segundo ele, embora “a guerra seja imoral”, existem algumas regras a serem respeitadas.
O Exército israelense continua bombardeando com força várias zonas do Líbano, depois de a morte do líder do grupo xiita Hezbollah, Hassan Nasrallah, ter sido confirmada neste sábado.
Além dos mortos e feridos, cerca de um milhão de pessoas abandonaram suas casas nos últimos dias no Líbano devido à campanha de ataques sem precedentes de Israel, na maior operação de deslocamento no Líbano da história, segundo denunciou hoje o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati.
Poucas horas antes da coletiva de imprensa no avião, durante a mensagem do Angelus após a missa que celebrou no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, Francisco fez um apelo por um cessar-fogo imediato no Líbano.
“Acompanho com dor e preocupação o prolongamento e a intensificação do conflito no Líbano. Esta guerra tem efeitos devastadores sobre a população. Demasiadas pessoas continuam a morrer todos os dias no Oriente Médio”, lamentou o papa.
Além disso, pediu a todas as partes um cessar-fogo imediato também na Faixa de Gaza, no resto da Palestina, em Israel, “e que sejam libertados os reféns e que a ajuda humanitária seja permitida”.
*Com informações da Agência EFE
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado