Na manhã desta terça-feira (24) faleceu o respeitado médico-cirurgião, Dr. Eduardo Leite. Mas palavras da associação Médicos pela Vida, da qual era vice-presidente, Dr. Eduardo Leite "se tornou uma figura central no início da pandemia de Covid-19, quando manifestou sua indignação diante das recomendações oficiais de 'fique em casa e vá para o hospital quando sentir falta de ar'."
"Preocupado com a gravidade da situação, e temendo pela segurança de seus próprios filhos que trabalhavam em unidades de terapia intensiva para Covid-19, o médico desativou seu consultório e dedicou-se a estudar as opções de tratamento disponíveis para a nova doença", diz a nota do MPV.
Leia trechos da nota:
É com profundo pesar que informamos o falecimento do Dr. Eduardo Leite, atual vice-presidente e membro fundador da associação Médicos pela Vida, aos 74 anos. Ele faleceu em Feira de Santana, na Bahia, cidade onde residia. Formado em 1975 pela Escola de Medicina Baiana e Saúde Pública, Dr. Eduardo atuou por muitos anos como preceptor de cirurgia geral e de urgência em hospitais de Salvador e Feira de Santana.
Dr. Eduardo faleceu após uma corajosa batalha contra um câncer no pâncreas.
Dr. Eduardo se autodefinia como um “médico das antigas”, valorizando a humanização do atendimento como parte essencial do processo de cura. Ele acreditava que a gentileza e o acolhimento adequado ao paciente representavam mais da metade da recuperação.
O legado de Dr. Eduardo Leite vai muito além de suas contribuições médicas e científicas. Ele deixa um exemplo de dedicação, coragem e amor à profissão, sempre buscando salvar vidas em momentos críticos.
Seu trabalho e sua militância no campo da medicina serão lembrados por todos nós, e sua perda é profundamente sentida por seus familiares, amigos e colegas de profissão.
O Movimento Médicos pela Vida expressa suas mais sinceras condolências a todos que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar ao lado do Dr. Eduardo Leite. Que seu legado de cuidado, dedicação e amor pela vida continue a inspirar futuras gerações de médicos. A nota do MPV na íntegra pode ser acessada aqui:
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado