Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) querem que a suspensão do X, determinada pelo magistrado Alexandre de Moraes, passe pela análise de toda a Corte. Segundo informou um dos integrantes do tribunal à jornalista Andreia Sadi, da GloboNews, espera-se que o tema seja avaliado pelos demais ministros esta semana, de preferência já nesta segunda-feira (2).
Na Corte, a opinião majoritária seria de que a medida de Moraes foi rigorosa, mas que não haviam outras alternativas diante da resistência de Elon Musk.
O ministro que falou à colunista relatou não enxergar a decisão como um banimento porque “se houver o cumprimento das decisões do STF, o X e as outras empresas voltarão a funcionar normalmente”.
Há, por outro lado, a avaliação entre os ministros de que Moraes comete excessos em suas decisões, como no caso do bloqueio das contas fincanceiras da Starlink por questões de outra empresa, o X. Ambas são de propriedade de Elon Musk, mas são independentes uma da outra.
Para os magistrados, esses exageros por parte de Moraes contribui para o desgaste da imagem do Poder Judiciário e aumenta a pressão sobre o STF. Dessa forma, eles defendem que haja um equilíbrio e que os inquéritos das fake news e milícias digitais sejam concluídos tão logo quanto possível, visto que estão em aberto há anos.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, inclusive, chegou a dizer à Folha de S.Paulo que fim o inquérito das fake news não está distante. Entretanto, não sabe precisar uma data para a conclusão. Ele também afirmou que vai avaliar a suspensão do X, embora considere que “uma empresa que se recuse a apresentar um representante legal no Brasil não tem condições de operar no território brasileiro”.
– Mas ainda vou avaliar o caso concreto, caso seja levado ao colegiado, e eventuais recursos, sempre considerando todos os argumentos – acrescentou. Informações Pleno News
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado