A tramitação do projeto de lei conhecido como "PL da Anistia" na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, bem como sua possível votação em plenário, são vistos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como um evidente "desvio de finalidade". Essa informação foi divulgada pela GloboNews.
De acordo com o jornal, a justificativa é que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão vinculando seu suporte a qualquer candidato à presidência da Câmara à aprovação do projeto, que tem como objetivo conceder perdão às penas impostas a pessoas envolvidas nos eventos de 8 de Janeiro.
A conexão entre o projeto de lei e a competição pela presidência da Câmara dos Deputados foi corroborada pelo deputado federal e relator do projeto, Rodrigo Valadares (União-SE), durante uma entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews, na última segunda-feira (09).
“O que sabemos é que a anistia é um tema muito sensível para a direita, talvez um dos mais significativos, e sim, está sendo condicionado o seu apoio, a sua inclusão na pauta desta Casa, ao apoio à presidência da Casa”, afirmou o parlamentar na entrevista.
Segundo um ministro do STF que conversou com o site g1, esse tipo de negociação caracteriza um desvio de finalidade por parte dos parlamentares. "Se isso for aprovado algum dia, será declarado inconstitucional. Um dos motivos será precisamente a entrevista [dada ao Estúdio i], que comprova o desvio de finalidade.
O raciocínio é claro: o projeto foi vinculado à eleição do presidente da Câmara, ou seja, uma compra e venda de votos. Um desvio de finalidade flagrante”, declarou o ministro.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado