O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) criticou duramente o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), por não atender ao pedido do Partido Novo para desbloquear a rede social X no Brasil. Van Hattem, vice-líder da oposição na Câmara, não poupou palavras ao afirmar que o ministro "amarelou" ao não conceder a liminar solicitada e adiar a decisão para o plenário do STF.
Nunes Marques, que foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tinha gerado expectativas de que poderia contrariar o ministro Alexandre de Moraes, relator de outro processo envolvendo a rede social. No entanto, em vez de tomar uma decisão imediata, Nunes Marques optou por levar o caso ao plenário da Corte, surpreendendo a muitos, inclusive seus apoiadores.
Marcel van Hattem não escondeu sua decepção. "Kassio Nunes Marques amarelou.
Sabe que seria muito cobrado pela direita se negasse liminar contra a decisão do Moraes, apesar de ter prometido a Bolsonaro, na indicação ao Supremo, que sempre defenderia a liberdade de expressão", declarou o deputado. Para Van Hattem, a postura de Nunes Marques foi uma afronta aos princípios que ele mesmo havia prometido defender.
Em sua justificativa, o ministro Kassio Nunes Marques explicou que a questão possui grande sensibilidade e relevância para a ordem pública e social.
Ele destacou a necessidade de prudência ao tratar de temas de grande dissenso social, ressaltando a importância de garantir a harmonia institucional e respeitar os princípios do Estado Democrático de Direito. Segundo ele, decisões precipitadas poderiam gerar mais conflitos do que soluções.
Nunes Marques escreveu em sua decisão que "aos tribunais constitucionais, quando instados a pronunciarem-se sobre questões de dissenso social, cumpre zelar pela harmonia das relações jurídico-institucionais e intangibilidade do pacto social, com o propósito de resguardar o compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a autoridade da Constituição Federal". Para ele, a prudência e a cautela são essenciais em momentos de grande tensão social e política.
A decisão de Nunes Marques de levar o caso ao plenário do STF demonstra uma tentativa de compartilhar a responsabilidade sobre um tema tão controverso. Enquanto Marcel van Hattem e seus aliados criticam a postura do ministro, outros veem na decisão uma forma de preservar a legitimidade e a integridade das instituições democráticas do país. O desenrolar desse caso ainda promete muitas discussões e debates acalorados no cenário político brasileiro.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado