O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou neste sábado (21) que a rede social X envie novos documentos ao tribunal para comprovar a retomada de sua representação legal no Brasil. A decisão foi tomada após a empresa nomear, na sexta-feira, a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como sua representante legal no país. O envio dos documentos foi realizado para atender à determinação do ministro, que havia estabelecido um prazo de 24 horas para a empresa comprovar a reativação de sua representação no Brasil. Esse prazo terminou às 21h29 de ontem.
Na nova determinação, Moraes declarou que a entrega dos documentos não foi realizada de maneira adequada e solicitou cópias das procurações societárias originais concedidas pela rede social à advogada, bem como da ficha de breve relato emitida pela Junta Comercial de São Paulo. O prazo para entrega desses documentos é de 5 dias. O ministro também estabeleceu um prazo de 48 horas para que a Receita Federal e o Banco Central informem sobre a situação cadastral da empresa no Brasil.
Além disso, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) devem enviar um relatório sobre a possibilidade de utilização de outros meios tecnológicos para acessar a rede. No mesmo período, a secretaria judiciária do STF deve atualizar o valor das multas devidas pelo X devido a diversos descumprimentos de decisões judiciais emitidas por Moraes. No mês passado, o ministro suspendeu o funcionamento do X no Brasil após a empresa fechar seu escritório no país.
A manutenção de uma sede no Brasil é um requisito obrigatório para qualquer empresa operar.
Em 17 de agosto, o bilionário Elon Musk, proprietário da rede social, anunciou o fechamento do escritório da empresa no Brasil depois que a rede foi multada por se recusar a cumprir a ordem de retirar do ar perfis de investigados pela Corte.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado