A família Mantovani, acusada de hostilizar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em Roma, rejeitou a proposta da Procuradoria Geral da República (PGR) de um Acordo de Não Persecução Penal. O acordo exigia que o trio confessasse crimes de calúnia e injúria real em troca de medidas alternativas à prisão, o que não foi aceito pelos acusados.
Ralph Tórtima, advogado da família Mantovani, argumenta que imagens de câmeras de segurança mostram que Alexandre Barci, filho do ministro, foi o primeiro a agredir Roberto Mantovani com um tapa na nuca, no dia 14 de julho de 2023. Segundo ele, essas imagens demonstram que a reação de Roberto foi instintiva e de defesa.
A reviravolta no caso foi revelada no último dia 26 de agosto, com a divulgação de um laudo técnico produzido pelo professor Ricardo Molina de Figueiredo.
Molina examinou as gravações na sede do STF, acompanhado do advogado Ralph Tórtima, dois juízes auxiliares de Moraes e cinco servidores públicos. O laudo trouxe novas perspectivas sobre os eventos ocorridos.
– Na forma como as imagens 59-61 foram apresentadas no relatório nº 004/23, tem-se uma ideia falsa do que realmente ocorreu – afirmou Molina no documento. Ele destacou que uma cena crucial anterior às mostradas nas imagens foi suprimida, alterando a percepção dos eventos.
– Assistindo ao vídeo diretamente, constatou-se que uma cena anterior às mostradas nas imagens 59-61 foi suprimida. Tal cena, de extrema importância, mostra uma agressão praticada por Alexandre Barci contra Roberto Mantovani, consistindo em um tapa na nuca. Houve, portanto, uma agressão anterior ao gesto de Roberto Mantovani, o qual, nas imagens de vídeo, levanta o braço em um movimento instintivo de defesa, resvalando nos óculos de Alexandre Barci – concluiu Molina.
Após o gesto instintivo de Roberto, Alexandre de Moraes teria xingado Alex Zanatta, genro de Mantovani, de “bandido”. Essas imagens, no entanto, estão sob sigilo absoluto. A defesa da família Mantovani argumenta que, dada a inviabilidade de confessar algo que eles negam ter ocorrido, não é possível sugerir uma contraproposta ao acordo oferecido pela PGR. A petição dos acusados solicita o regular andamento do processo, mantendo sua posição de inocência.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado