Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras e delator da Operação Lava Jato, solicitou ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), a anulação de todos os atos da operação em que está envolvido. A solicitação foi formalizada nesta quinta-feira (26) pela defesa de Cerveró, que busca que Toffoli estenda a ele decisões semelhantes já concedidas a outros envolvidos na operação, como Marcelo Odebrecht e Raul Schmidt, que tiveram suas condenações anuladas recentemente.
O pedido dos advogados de Cerveró fundamenta-se nos diálogos vazados entre procuradores da Lava Jato e nas conversas entre o ex-procurador Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sergio Moro. Esses diálogos foram obtidos pela Operação Spoofing, da Polícia Federal, em 2019. A defesa argumenta que Cerveró teve seus direitos constitucionais violados durante as investigações, alegando um suposto conluio entre a força-tarefa da Lava Jato e Moro, o que comprometeria a imparcialidade do julgamento.
Cerveró, que esteve preso de janeiro de 2015 a junho de 2016, firmou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) em Brasília, em 2015. Como parte do acordo, ele devolveu R$ 18 milhões à Petrobras. A delação de Cerveró foi um dos pontos-chave na Operação Lava Jato, proporcionando informações que contribuíram para outras investigações e condenações.
A defesa de Cerveró considera que o tratamento dado a ele deve ser igual ao concedido a outros delatores e investigados, cujas condenações foram anuladas com base em provas semelhantes de suposta colaboração inadequada entre procuradores e juízes. Nesse sentido, os advogados esperam que o ministro Toffoli reconheça as alegações e decida pela anulação dos atos processuais contra Cerveró.
Caso Toffoli não acolha o pedido de anulação, a defesa ainda solicita que o ministro conceda a anulação de todos os atos da Lava Jato contra o ex-diretor por iniciativa própria. Esse pedido adicional visa assegurar que todas as possíveis irregularidades sejam corrigidas, garantindo a integridade do processo judicial e a justiça para Cerveró.
Resta saber se os R$ 18 milhões devolvidos por Cerveró à Petrobras também serão objeto de discussão futura, considerando que a anulação das condenações poderia abrir precedentes para revisões de acordos financeiros feitos durante as delações premiadas. A controvérsia em torno da Lava Jato continua a gerar debates intensos sobre a legalidade e a ética dos métodos utilizados nas investigações.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado