O juiz Diego Câmara, da 17ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal, determinou que a União pague uma indenização de R$ 15 mil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro devido ao "desaparecimento" dos móveis do Palácio da Alvorada. Segundo o magistrado, houve um prejuízo moral significativo. No começo de 2023, o atual presidente Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, apontaram o desaparecimento de itens após a saída de Bolsonaro e Michelle do Palácio da Alvorada. Contudo, todos os objetos foram localizados após um período de 10 meses.
"Dessa forma, considerando a posterior confirmação de que os itens sempre estiveram sob a guarda da União durante todo o período mencionado, entendo que houve um dano à honra objetiva e subjetiva da requerente. Isso porque, mesmo que ela seja uma figura pública, ultrapassa o direito de crítica fazer comentários que possam sugerir seu envolvimento no desvio de móveis do palácio presidencial, algo que, conforme apurado, não ocorreu", explica a decisão.
O casal Bolsonaro havia solicitado uma indenização de R$ 20 mil, mas o pedido foi parcialmente aceito. O juiz também rejeitou a solicitação dos Bolsonaros para uma retratação oficial nos canais da Presidência da República e a emissão de uma nota à imprensa. "Como se pode observar, portanto, os esclarecimentos alcançados na esfera administrativa sobre o paradeiro dos bens patrimoniais foram devidamente divulgados no site do Governo Federal e receberam cobertura da imprensa nos principais veículos de comunicação", afirma a sentença.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez declarações à imprensa alegando que 261 móveis do Palácio da Alvorada haviam desaparecido na gestão anterior. No entanto, o casal Bolsonaro alegou no processo que optou por mobiliar a residência com móveis pessoais e armazenar os itens do palácio em depósito. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e a Advocacia-Geral da União (AGU) foram procuradas, mas não se manifestaram sobre o caso. O espaço continua disponível para futuras declarações.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado