O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, reiterou a importância de a plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, ter um representante legal no Brasil. Em uma entrevista realizada nesta sexta-feira (20) em Nova York, o ministro classificou essa exigência como "muito simples" e criticou a politização do assunto. "É muito simples: ter um representante e cumprir as ordens da Justiça brasileira. Qualquer empresa que opere no Brasil deve ter um representante que possa ser notificado das decisões judiciais brasileiras e informado quando estiver violando a legislação do país", afirmou Barroso.
O ministro comparou a situação brasileira com a de outros países, destacando que a exigência de uma representação legal é comum em várias nações. "Em qualquer lugar civilizado do mundo, isso é feito. [...] Não há motivo para o Brasil ser uma exceção, já que todos os países querem que suas leis sejam obedecidas", disse.
A declaração de Barroso veio após o ministro Alexandre de Moraes estabelecer um prazo de cinco dias para que a plataforma X forneça documentos adicionais sobre sua representação legal no Brasil.
Moraes tomou essa decisão depois que a rede social informou que seria representada pela advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição. No entanto, o ministro considerou que os documentos apresentados até agora são insuficientes e determinou que a plataforma comprove a regularidade da nomeação da nova representante na Junta Comercial do Estado de São Paulo.
A exigência de que a plataforma X tenha um representante legal no Brasil é resultado de várias decisões judiciais que ordenaram o bloqueio da rede social no país. Essas medidas foram tomadas devido à não remoção de conteúdos considerados ilegais e ao não cumprimento de ordens judiciais.
Durante sua participação em um evento das Nações Unidas (ONU), Barroso também apresentou o Pacto pela Transformação Ecológica entre os Três Poderes do Brasil. Segundo o ministro, o documento visa promover a agenda ambiental e climática e estabelecer um novo caminho para o desenvolvimento econômico do país.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado