O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, manifestou-se contrariamente à proposta que visa estender o foro privilegiado para autoridades após deixarem seus cargos. Mendonça defendeu a preservação da regra atual, que estabelece que o "foro por prerrogativa de função" deve ser aplicado apenas enquanto a autoridade estiver no exercício do cargo. Segundo ele, a lógica justificadora do foro se esvazia quando o mandato ou a função pública se encerra.
O posicionamento de Mendonça é, até o momento, o único contra a ampliação do foro privilegiado. A maioria dos ministros já se posicionou a favor da mudança, que prevê a continuidade do foro no STF mesmo após a autoridade deixar o cargo, “mesmo que o inquérito ou a ação penal sejam iniciados posteriormente à cessação de suas funções”. Entre os ministros que apoiam a proposta estão Gilmar Mendes, que a apresentou, além de Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.
Ainda restam os votos dos ministros Nunes Marques, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Edson Fachin. Mendonça, entretanto, parece estar completamente isolado na Corte com seu posicionamento. Ao que tudo indica, ele é o único que resiste à mudança, já que até mesmo Nunes Marques parece estar alinhado com o "sistema" que apoia a extensão do foro privilegiado.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado