Na quarta-feira, 11, Marcos de Andrade, secretário-geral do PRTB, apresentou uma ação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode resultar na anulação da candidatura de Pablo Marçal à Prefeitura de São Paulo. O documento foi submetido com o objetivo de questionar a legitimidade das ações recentes do partido e a conduta de seu presidente, Leonardo Avalanche.
A petição, direcionada à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, detalha uma série de supostas irregularidades cometidas por Avalanche.
Entre os pedidos de Andrade, está o afastamento de Avalanche do comando do partido e a anulação de todas as convenções do PRTB realizadas em municípios com mais de 200 mil habitantes, incluindo São Paulo, uma medida que pode impactar severamente as estratégias eleitorais do partido.
O processo é assinado pelos advogados Luís Felipe Cardoso Oliveira, Rebeca Levino e Diogo De Castro Dias Magalhães. O PRTB tem enfrentado divisões internas significativas desde a morte de Levy Fidélix, em 2021.
Em fevereiro deste ano, uma nova chapa foi eleita após intervenção, com Marcos de Andrade como secretário-geral, Leonardo Avalanche na presidência e Rachel de Carvalho na vice-presidência, mas a harmonia interna parece ter sido frágil.
Desde a eleição da nova chapa, Andrade tem alegado que Avalanche tem ignorado suas tentativas de contato e não convocou o Diretório Nacional para decisões importantes, como a escolha de um candidato à Prefeitura de São Paulo. Essa falta de comunicação interna e transparência nas decisões tem gerado um clima de desconfiança e insatisfação.
Em julho, às vésperas das convenções partidárias no Estado, Andrade afirma que Avalanche desfilou compulsoriamente quase metade dos membros eleitos da direção nacional. Além disso, Avalanche teria se autoproclamado comandante provisório dos atos eleitorais sem consultar o diretório, uma atitude vista por muitos como autoritária e desrespeitosa às normas partidárias.
Esse cenário de conflitos internos e disputas pelo poder dentro do PRTB coloca em risco a estabilidade do partido e a viabilidade de suas candidaturas nas próximas eleições. A ação apresentada ao TSE por Marcos de Andrade é um reflexo das tensões e desafios enfrentados pelo PRTB, que precisa urgentemente resolver suas questões internas para garantir um futuro político sólido e coeso.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado