O Parlamento da Venezuela começou a votar, nesta terça-feira (13), um projeto de lei que regulamenta as redes sociais e estabelece punições severas pela promoção de ideias fascistas no país. O anúncio foi feito por Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia e aliado do ditador Nicolás Maduro, nesta segunda (12), quando o recesso parlamentar foi finalizado só para iniciar a votação.
Rodríguez afirmou que a aprovação do projeto é essencial para proteger a população contra o ódio, o terrorismo e a disseminação de ideias fascistas. Ele destacou a necessidade de regulamentar as redes sociais para evitar que esses conteúdos sejam compartilhados. As informações são do O Globo.
Além da regulamentação das redes sociais, o pacote de leis inclui a regulamentação de ONGs e prevê punições contra o “fascismo”, o que pode resultar na ilegalização de partidos políticos e multas para empresas, organizações ou meios de comunicação que financiem ou divulguem informações consideradas como incitação ao fascismo.
As propostas relativas às ONGs e ao combate ao fascismo já passaram por uma primeira votação e, caso sejam aprovadas novamente, entrarão em vigor.
As redes sociais têm sido um meio determinante para a oposição venezuelana, sendo utilizadas para comunicação e organização de protestos. A líder da oposição, María Corina Machado, convocou uma manifestação mundial para o próximo sábado (17) contra o resultado das eleições de 28 de julho.
A oposição questiona a reeleição de Maduro, que foi anunciada com 51% dos votos, alegando que González Urrutia teria vencido com 67%, mas o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), dominado pelo chavismo, não apresentou os boletins das urnas. Informações Pleno News
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado