Nesta quarta-feira (7), o site de notícias **Diário do Centro do Mundo (DCM)**, conhecido por sua linha editorial de esquerda, foi retirado do ar por determinação da **Justiça do Tocantins**. A ação judicial foi movida pela **deputada estadual Janad Valcari (PL-TO)** em resposta a uma reportagem publicada em novembro de 2023. A matéria alegava que a deputada teria faturado **R$ 23 milhões** em contratos com prefeituras para shows da dupla "Barões da Pisadinha", da qual era sócia-majoritária.
De acordo com a reportagem, Janad Valcari teria obtido ganhos significativos através desses contratos municipais relacionados à banda, da qual foi empresária até dezembro de 2023, quando transferiu o controle para seu filho. Em resposta, a deputada, que é pré-candidata à **Prefeitura de Palmas (TO)**, entrou com um pedido judicial para a remoção da reportagem. Em novembro de 2023, a juíza **Edssandra Barbosa da Silva Lourenço**, da **4ª Vara Cível da Comarca de Palmas**, decidiu pela suspensão da matéria, concedendo tutela antecipada.
Contudo, devido às repetidas tentativas falhas de notificação do portal, a juíza ordenou ao **Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)**, responsável pela administração de domínios de internet no Brasil, a remoção completa do site DCM. A decisão considerou as "tentativas infrutíferas" de contato com o site e a "impossibilidade técnica" de suspender apenas o link referente à reportagem original.
O site voltou ao ar no dia 8 de agosto e lançou uma nota denunciando a decisão como **censura** e reafirmando seu compromisso com a **liberdade de expressão** e o **jornalismo investigativo**. Na nota, o DCM destacou a importância de um jornalismo que traz à tona fatos relevantes e criticou a decisão judicial que levou à suspensão do site, classificando-a como uma grave violação à liberdade de imprensa. O site também afirmou que continuará investigando as ações da juíza e da deputada envolvidas no caso.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado