Nesta quarta-feira (07), a Nicarágua, sob o comando do ditador Daniel Ortega, conhecido por suas ligações com a esquerda, incluindo sua amizade com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, ordenou a expulsão do embaixador brasileiro Breno Souza da Costa da capital Manágua.
A medida foi tomada após o Brasil não enviar um representante para o aniversário da Revolução Sandinista, comemorado em 19 de julho, o que aparentemente desagradou o governo nicaraguense. Além disso, as relações diplomáticas entre Brasil e Nicarágua estavam em um processo de "congelamento" há algum tempo.
Embora o governo brasileiro ainda não tenha confirmado oficialmente a expulsão, fontes do Itamaraty indicam que as tensões entre os dois países vinham se intensificando nas últimas semanas. Recentemente, a embaixada brasileira recebeu uma queixa formal do governo de Ortega, juntamente com a ameaça de expulsão de Breno Souza da Costa, que agora tem um prazo de 15 dias para deixar o país.
A deterioração das relações entre Lula e Ortega, uma vez aliados políticos, representa uma significativa reviravolta diplomática. A expulsão de um embaixador é considerada um ato extremo e raro nas relações internacionais, sinalizando uma ruptura profunda entre as nações envolvidas.
Daniel Ortega, ex-guerrilheiro e líder do movimento sandinista, está no poder na Nicarágua há 17 anos, além de um período anterior de governo entre 1979 e 1990. Sua administração é marcada por acusações de nepotismo, repressão a opositores, perseguição a cristãos, e outras práticas típicas de regimes autoritários de esquerda, que refletem a severidade com que governa o país.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado