A Polícia Federal intimou Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para prestar depoimento sobre os vazamentos de informações ligadas às ações extraoficiais do ministro Alexandre de Moraes. O depoimento está marcado para quinta-feira, 22 de agosto, e também envolverá a esposa de Tagliaferro.
As investigações começaram após a divulgação de mensagens que sugerem que o gabinete de Moraes no STF havia solicitado, de forma informal, a produção de relatórios pelo TSE para embasar decisões contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essas ações foram vistas como parte do inquérito das fake news de 2022, levantando preocupações sobre a legalidade e a ética desses procedimentos.
As mensagens reveladas indicam que os assessores de Moraes estavam cientes dos riscos associados à informalidade dessas solicitações, e que havia receio de que a situação fosse interpretada como imprópria, dado o caráter não oficial dos pedidos feitos pelo ministro.
A divulgação dessas mensagens resultou na abertura de um inquérito pelo STF, que agora investiga o vazamento das informações. No entanto, ainda não está claro se Moraes determinou pessoalmente a abertura do inquérito ou se assumirá o papel de relator no caso.
A investigação é conduzida pela Diretoria de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Federal em Brasília, enquanto o episódio lança mais luz sobre as tensões envolvendo o Judiciário e a condução dos processos relacionados à desinformação e à liberdade de expressão no Brasil.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado