A Plataforma Unitária Democrática (PUD), principal coligação de oposição venezuelana, denunciou neste sábado, 10 de agosto, que a perseguição da ditadura de Nicolás Maduro no país chegou a “níveis desumanos”. “Durante os últimos dias, a repressão e a perseguição política chegou a níveis desumanos e críticos, em que dezenas de adolescentes, centenas de mulheres e homens foram sequestrados por expressar a sua vontade de mudança e de um futuro melhor”, afirmou a coligação no X.
Mais de 2,4 mil detenções foram realizadas nos últimos 13 dias, após o Conselho Eleitoral Nacional (CNE) da Venezuela, controlado pelo chavismo, declarar vitória de Maduro. O órgão eleitoral não apresentou as atas eleitorais passadas mais de duas semanas do pleito. Na publicação, a PUD – coligação do candidato Edmundo González Urrutia – agradeceu a declaração feita na sexta-feira pelo gabinete do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), que pediu a libertação de quem foi alvo de “detenções arbitrárias”.
“Depois da vitória eleitoral de González Urrutia, temos de continuar a levantar a voz e essas declarações são contribuições importantes que ajudam a nossa causa democrática e pacífica”, afirmou a coligação. Na noite de quinta-feira, a Ação Democrática, um dos partidos de oposição na Venezuela, denunciou o sequestro de Williams Dávila Barrios, ex-governador e ex-deputado eleito pelo estado de Mérida.
Segundo o partido, um grupo de pessoas armadas prendeu Dávila nas proximidades da praça de Los Palos Grandes, em Caracas.
Já no domingo, o prefeito de Tinaquillo, estado de Cojedes, Fernando Feo, também foi preso pelas forças de segurança do regime de Nicolás Maduro. Foram presos ainda o ex-prefeito Enzo Scarano e seu filho Vicente Scarano.
Repressão brutal
A fraude das recentes eleições presidenciais na Venezuela desencadearam uma onda de manifestações e de repressão por parte do regime de Maduro.
O defensor e ativista dos direitos humanos Antonio Canova se manifestou sobre a perseguição política na Venezuela que se intensificou no país após as eleições presidenciais de 28 de julho: “O governo fala em mais de dois mil detidos. O Fórum Penal registrou quase mil pessoas presas, sem contar o número de feridos e até as pessoas que morreram durante estas manifestações.”
Canova mencionou o caso específico de seu aluno Kennedy Tejeda, advogado e membro do Fórum Penal, que foi privado de liberdade nos últimos dias.
“É uma enorme injustiça que isto tenha acontecido com Kennedy e com tantos outros venezuelanos que em todo o país estão sendo perseguidos, processados e condenados por crimes gravíssimos como terrorismo, traição e incitação ao ódio por não reconhecer Maduro e seus poderes”, acrescentou. Informações o Antagonista
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado