Na noite desta terça-feira (30), o jornal O Globo publicou um editorial criticando duramente a nota emitida pelo PT sobre a eleição na Venezuela. O posicionamento do veículo condena a declaração petista em favor de Nicolás Maduro, descrevendo-a como uma "jornada democrática e soberana". Segundo o editorial, tal posicionamento precisa ser "rechaçado publicamente".
O Globo destaca que a nota do PT contraria a posição de democracias ao redor do mundo, incluindo a do próprio governo brasileiro. O texto contextualiza o longo relacionamento entre Lula, o PT e os governantes da Venezuela desde os tempos de Hugo Chávez, ressaltando que, ao longo dos anos, o PT sempre ofereceu palavras de apoio ao regime venezuelano.
O editorial lembra que, após a contestada eleição para a Assembleia Constituinte em 2017, Lula pediu uma salva de palmas ao pleito. Em 2019, Lula criticou a pressão internacional sobre a Venezuela, afirmando que cada país deveria cuidar de seus próprios assuntos e permitir que o povo venezuelano elegesse seus dirigentes democraticamente. Já de volta ao Planalto, Lula recebeu Maduro em Brasília, argumentando que havia uma narrativa autoritária sendo construída sobre ele e defendendo que a Venezuela realizava mais eleições que o Brasil, relativizando o conceito de democracia.
O editorial do O Globo acusa o PT de "negacionismo democrático" e afirma que essa atitude destoa do discurso empregado pelo partido para descrever a conjuntura brasileira. Ressalta que, enquanto o PT afirma enxergar ameaças ao Estado Democrático de Direito no Brasil, a contradição entre suas visões externa e interna é uma aberração que precisa ser reparada.
Por fim, o editorial do O Globo faz uma crítica contundente ao apoio do PT a Maduro, destacando a necessidade de coerência e compromisso com os princípios democráticos tanto internamente quanto na política externa do Brasil.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado