O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a suspensão de novas ações eleitorais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Gilson Machado, ambos do Partido Liberal (PL), em Pernambuco. A petição foi apresentada à 5ª Zona Eleitoral do Recife, e acusa a dupla de promover propaganda eleitoral antecipada, o que contraria a legislação vigente.
Bolsonaro e Machado, ao visitar várias cidades pernambucanas, atraíram grandes multidões, especialmente em redutos tradicionalmente dominados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo PSB, partido que há décadas exerce forte influência na região. As autoridades eleitorais alegam que os eventos, descritos como "recepção pública", possuíam todos os elementos típicos de uma campanha eleitoral, incluindo a presença de apoiadores, músicas, discursos e mobilizações públicas.
Na quarta-feira (7), Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, onde foi recebido por milhares de simpatizantes. De lá, seguiu em um comboio até o centro do Recife, em uma manifestação que o MPE considera como ato de campanha. No dia seguinte, Bolsonaro participou de um culto evangélico em Jaboatão dos Guararapes e, posteriormente, foi a Gravatá para mais um encontro com apoiadores. A agenda de Bolsonaro em Pernambuco inclui ainda uma carreata no sábado (10), mas, caso o pedido do MPE seja aceito, esse evento poderá ser cancelado.
Se o pedido do MPE for acatado pela Justiça Eleitoral, Bolsonaro e Machado poderão enfrentar multas e embargos em futuras campanhas, uma medida que visa assegurar a igualdade de condições entre os candidatos e o cumprimento das regras eleitorais. A situação reflete a crescente tensão entre as campanhas políticas no Brasil, especialmente em regiões onde a disputa entre partidos é historicamente acirrada.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado