O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu que a economia brasileira não está o “paraíso dos paraísos” mas, segundo ele, está tendo um desempenho melhor do que se pensava que ia ter no momento. Ao destacar a importância de fazer o dinheiro circular no país, Lula voltou a criticar o patamar da taxa de juros, a Selic.
– A economia brasileira não está o paraíso dos paraísos, até porque, quando ela crescia 14% ao ano, não era o paraíso. Naquele tempo, havia diversidade entre economia e ideologia; a economia crescia 14% e a juventude era perseguida porque tentava derrubar o regime militar – comentou o presidente durante reunião com a indústria farmacêutica para anúncio de investimentos nesta quarta-feira (14), no Palácio do Planalto.
Apesar de admitir que há melhorias a serem feitas na economia, Lula elogiou o atual cenário econômico nacional.
– Este momento que estamos vivendo agora é graças, primeiro, à existência de vocês, que acreditam que esse país pode ser melhor, às pessoas que compõem o governo, aos companheiros dos bancos públicos que sabem que o dinheiro tem que circular – disse. Na avaliação do petista, “não tem sentido”, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não ter recursos para investimentos.
– Todos os países do mundo têm banco de desenvolvimento que investiu para o crescimento econômico. Só que no Brasil, de repente, se achou que o BNDES era um estorvo, que o BNDES estava emprestando dinheiro demais, que não sobrava espaço para os outros, mas não é verdade – comentou.
O presidente, então, se dirigiu contra o patamar da taxa de juros:
– Quanto menos atrativa for a taxa de juros para que as pessoas vivam de dividendos e especulação, mais dinheiro é necessário para mais investimento.
Ao enaltecer o momento econômico brasileiro, Lula disse que, “logo logo”, o Brasil chegará ao menor nível de desemprego da história nacional.
– Se não é tudo aquilo que a gente queria, é mais do que a gente pensava que ia ter agora – concluiu.
*AE
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado