Nesta segunda-feira (05), trinta ex-chefes de Estado e de governo da Espanha e da América Latina enviaram uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitando que ele reafirme o compromisso com a democracia na Venezuela. Os signatários, membros da Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (IDEA), instam Lula a defender os mesmos princípios democráticos e de liberdade que prevalecem no Brasil também na Venezuela.
A carta destaca que a situação na Venezuela é um escândalo conhecido por todos os governos americanos e europeus. Os ex-líderes advertem que aceitar tal precedente pode prejudicar os esforços para defender a democracia, o Estado de Direito e os direitos humanos nas Américas. Eles enfatizam que não estão exigindo nada além do que Lula já preserva em seu próprio país.
Entre os signatários da carta estão ex-presidentes de destaque, como Maurício Macri da Argentina, Álvaro Uribe e Iván Duque da Colômbia, Vicente Fox do México, Guillermo Lasso do Equador e Carlos Mesa da Bolívia. Embora Fernando Henrique Cardoso (FHC) também seja membro do fórum IDEA, ele não assinou a carta dirigida a Lula.
Na semana anterior, o grupo IDEA já havia solicitado a Lula, em outra carta, que reconhecesse a vitória do candidato oposicionista Edmundo González.
A oposição venezuelana afirma que González venceu com base na contagem das atas eleitorais, documentos que registram os votos e resultados em cada local de votação na Venezuela. Os EUA já reconheceram a vitória de González.
No sábado (03), a agência de notícias Associated Press (AP) realizou uma contagem independente das atas eleitorais, indicando que González venceu o pleito com uma diferença de 500 mil votos.
No entanto, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, controlado por um aliado de Nicolás Maduro, anunciou a vitória de Maduro sem divulgar as atas eleitorais, alegando um ataque cibernético que teria atrasado o sistema de contagem de votos.
A oposição venezuelana afirma ter acesso a mais de 80% das atas eleitorais e publicou todos os documentos em um site para verificação pública. A verificação independente realizada pela AP foi baseada nessas atas, fortalecendo a posição de que o candidato oposicionista foi o verdadeiro vencedor da eleição.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado