O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reativou a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa restringir as decisões individuais dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi tomada nesta sexta-feira (16), como resposta direta à recente decisão da maioria dos ministros do STF de suspender o pagamento das emendas impositivas, incluindo as "emendas Pix".
A PEC, que foi aprovada pelo Senado em novembro de 2023, estava parada na Mesa Diretora da Câmara desde então. Com a reativação, Lira enviou a proposta para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O texto propõe limitar as decisões monocráticas dos ministros do STF e outros tribunais superiores, principalmente quando essas decisões suspendem a eficácia de leis aprovadas pelo Congresso Nacional.
A movimentação de Lira é vista como uma tentativa de reafirmar o poder do Legislativo frente ao Judiciário, especialmente em temas de grande relevância política. A proposta, no entanto, já recebeu críticas de membros do STF, que enxergam na PEC uma ameaça à independência do Judiciário.
Com o reinício da tramitação, há uma expectativa de que a PEC seja aprovada rapidamente na Câmara. Uma pesquisa da Quaest mostrou que 72% dos deputados são favoráveis à limitação das decisões monocráticas dos ministros do STF, indicando forte apoio à proposta.
Ainda nesta sexta-feira, o plenário virtual do STF confirmou a decisão monocrática de Flávio Dino, suspendendo o pagamento das emendas impositivas até que o Congresso estabeleça regras claras de transparência para a liberação desses recursos.
A decisão reforça a tensão entre os poderes Legislativo e Judiciário, que se intensifica com a tramitação da PEC.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado