A manifestação do ministro Gilmar Mendes em apoio a Alexandre de Moraes, após a divulgação da reportagem da *Folha de S.Paulo*, reflete a solidariedade interna no Supremo Tribunal Federal (STF) diante das críticas enfrentadas por Moraes. A matéria expôs que Moraes, de maneira não oficial, teria solicitado à Justiça Eleitoral a produção de relatórios para embasar suas decisões no inquérito das fake news, especificamente contra bolsonaristas, durante e após as eleições de 2022.
Gilmar Mendes, ao afirmar que Moraes "enche a nação brasileira de orgulho", busca legitimar as ações de seu colega, argumentando que elas estavam dentro do escopo de suas atribuições como relator de investigações sensíveis e membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mendes ressaltou que os relatórios gerados não invadiram a privacidade dos investigados, mas sim, registraram dados públicos relevantes que poderiam ser apagados e, portanto, perderem-se para futuras investigações.
A reportagem também destacou a maneira como o setor de combate à desinformação do TSE, liderado por Moraes na época, foi utilizado para alimentar o inquérito no STF. Isso gerou um fluxo de informações entre os dois tribunais, algo que, embora incomum, foi justificado pela gravidade das ameaças à democracia identificadas por Moraes e sua equipe.
As mensagens reveladas, envolvendo os assessores de Moraes, mostram a tensão e a urgência com que o ministro tratava essas questões, refletindo seu comprometimento em agir rapidamente contra o que via como ameaças à ordem democrática. A frase "Quando ele cisma, é uma tragédia" indica o peso das expectativas e a pressão dentro do gabinete de Moraes para atender a essas demandas.
Esse apoio de Gilmar Mendes pode ser visto como uma defesa do STF em um momento em que o tribunal e seus ministros enfrentam fortes críticas, especialmente de setores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O respaldo de Mendes visa também reforçar a legitimidade das ações de Moraes e a importância do combate à desinformação como parte da preservação do processo democrático.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado