O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo mobilize, em até 15 dias, o maior contingente de forças de segurança para combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal. A ordem do magistrado ocorre após diversas cidades ficarem cobertas de fumaça em razão da crise climática.
Dino, que é ex-ministro da Justiça do governo Lula (PT), instou a União a reunir as Forças Armadas, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Força Nacional e da fiscalização ambiental para combater o problema. O magistrado autorizou que o Executivo abra crédito extraordinário ou edite Medida Provisória (MP) para bancar as ações.
Além disso, Flávio Dino estabeleceu um prazo de 90 dias para que a União apresente um plano de prevenção e combate aos incêndios, que incluam “medidas efetivas e concretas para controlar ou mitigar os incêndios que já estão ocorrendo e para prevenir que outras devastações”. Ele frisou que os danos causados por crises como essa são “irreparáveis e graves”.
O ministro marcou ainda uma audiência de conciliação no próximo dia 10 de setembro a fim de verificar o cumprimento da determinação. A audiência terá participação de diversos órgãos, incluindo o ministério da Justiça; do Meio Ambiente e da Mudança Climática; dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento agrário. Também estarão presentes representantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU). Informações Pleno News
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado