O Vaticano lamentou, em comunicado divulgado neste sábado (3), algumas cenas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris e se uniu aos que as repudiaram por ofenderem cristãos e fiéis de outras religiões.
O Vaticano acrescentou que “em um evento de prestígio em que o mundo inteiro se reúne para compartilhar valores comuns não deveria haver alusões ridículas à religião” em relação a algumas cenas da cerimônia em que a Última Ceia parecia ser parodiada.
A Santa Sé está triste com algumas cenas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris e só pode se juntar às vozes que se levantaram nos últimos dias para deplorar a ofensa causada a muitos cristãos e crentes de outras religiões. A liberdade de expressão, que obviamente não se questiona, é limitada apenas pelo respeito aos demais – começa a nota.
Os bispos franceses e outros membros da Igreja Católica criticaram algumas das apresentações na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, em particular a parte intitulada “Festivity”, que se assemelhava a uma paródia do quadro da Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, pintado por Leonardo da Vinci.
Em vez de Jesus e os apóstolos, a cena contava com drag queens, uma modelo trans e o cantor Philippe Katerine seminu e com alguns atributos de Dionísio, deus grego do vinho e da festa.
Até mesmo o presidente da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan, convidou o papa Francisco a expressar uma posição comum sobre essa cena “e levantarem vozes juntos” contra atos que, para ele, “ridicularizam os valores morais e religiosos e pisoteiam a honra humana sob o pretexto de liberdade de expressão e tolerância”.
*EFE
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado